Chefs

Quem sabe cantar boas receitas.

 

Chef Ronaldo Akamine - 4º Episódio

Experiência é o que não falta para o Chef Ronaldo Akamine, que se dedica há vários anos ao setor de gastronomia, tendo se especializado na área de buffet e restaurantes de clubes. Ronaldo Akamine é um chef que se destaca graças à sua paixão por aprender – e, o que é melhor, praticar o que aprendeu – em praticamente todos os setores que combinam saúde e bem estar com a culinária. Privilegiando sempre a qualidade, o frescor dos ingredientes e uma perspectiva que vislumbra em cada receita um elemento fundamental num conjunto mais abrangente, Ronaldo Akamine sabe bem a importância da alimentação para a saúde do corpo e do espírito. E, junto com pratos inesquecíveis, costuma oferecer sempre ingredientes que harmonizam o funcionamento de nosso organismo e garantem uma base essencialmente saudável para a nossa vida. É um chef que sabe que a culinária pode ser o tempero ideal não só para o nosso apetite, mas para uma vida melhor. Ser saudável, em sua cozinha, não é uma qualidade: é uma obrigação.

Chef Monica Rangel - 4º Episódio

Poucas pessoas conseguem enxergar na gastronomia brasileira qualidades tão surpreendentes quanto a Chef Monica Rangel. Dos ingredientes às técnicas e dos molhos à história e aos utensílios, Monica Rangel não esconde nunca sua paixão por tudo que a culinária no Brasil pode oferecer. E o que ela oferece, Monica Rangel utiliza: com seu restaurante Gosto com Gosto em Visconde de Mauá, ela tem redefinido as maiores qualidades da cozinha mineira ao mesmo tempo em que se desdobra como jurada de séries de TV (com sua participação no programa Cozinheiros em Ação), consultora da Rede de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro, implantadora de diversos eventos nacionais e internacionais ligados à culinária e fundadora do Movimento Brasil à Mesa, dedicada a valorizar e divulgar a gastronomia brasileira. Monica Rangel já declarou que, sem metas, “a gente morre ou se acomoda”. Não são riscos que ela corre.

 

Chef Juliana Amorim - 3º Episódio

Logo depois de formada e logo após de ter estagiado em vários restaurantes no Brasil, a Chef Juliana Amorim foi se especializar em cozinha francesa em Lyon, na França. Foi uma revelação dupla – profissional e pessoal. E isso por um motivo muito simples: Juliana se apaixonou pela França com uma intensidade que pode ser sentida até hoje em tudo que cria ou serve. Depois de Lyon, ela foi estagiar no restaurante La Alquería, com duas estrelas no guia Michelin, do hotel El Bulli em Sevilha. E antes de voltar para o Brasil ainda teve tempo de estagiar com o legendário chef portugues Vitor Sobral, do restaurante Terreiro do Paço. Empresária e proprietária do restaurante Ecully, Juliana Amorim se especializou no tipo de receita que é ao mesmo tempo uma surpresa, um modelo  e uma obra prima. Não é pouco para uma chef que é tão jovem e que é também capaz de mostrar, ao mesmo tempo, tanta maturidade em seu em suas criações.

Chef Dani França Pinto - 3º Episódio

Poucas características são tão marcantes entre as empresas da Bélgica quanto o rigor de suas exigências. É um rigor que acabou comprovado mais uma vez quando a empresa de biscotos belgas Jules Destrooper convidou justamente a Chef Dani França Pinto para assinar um menu com base em seus produtos. Os belgas sabem o que querem – e Dani França Pinto mostrou mais uma vez que sabe o que faz. Com passagens de sucesso por restaurantes como o Marcelino Pan y Vino e o Lola Bistrot, Dani França Pinto é uma chef e consultora hoje à frente de outro empreendimento ao qual confere com o vigor de sempre o enorme prestígio de sua cozinha: o restaurante Cortés. Envolvida com culinária desde cedo, e tendo crescido numa família que soube valorizar tanto a gastronomia quanto a música, Dani França Pinto é uma chef para quem a culinária é não só uma profissão, mas um destino. Para sorte de todos.

 

Chef Urideia Andrade - 2º Episódio

Criada em João Câmara, uma cidade pequena a 100 quilômetros de Natal, a Chef Urideia Andrade cresceu com a avó, quatro irmãos mais velhos e oito parentes numa casa muito modesta. Ao se mudar para São Paulo, em busca de uma vida melhor, teve de procurar comida nas ruas para sobreviver. Hoje, Urideia Andrade é um exemplo maravilhoso de força de vontade e de superação: tendo se tornado uma empresária de sucesso e uma chef respeitada, Urideia se orgulha de já ter servido comida para estadistas como Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso. Nada mal para quem comneçou na miséria e soube superar não só sua condição, mas as limitações dela mesma. Ela é hoje chef, consultora e uma vitoriosa empresária, à frente do Buffet Flor de Mandacaru. Por tudo isso, Urideia já contou sua história na ONU e costuma definir seus primeiros tempos de forma muito direta: “Passei todas as necessidades que um ser humano pode passar”, ela comenta. E completa: “Ouvindo sempre não.” Seu passado pode ter sido dramático, mas do presente e do futuro de Urideia Andrade na gastronomia parece que ela está destinada a só ouvir sim.

Chef Viko Tangoda - 2º Episódio

Ter passado a infância no interior de São Paulo talvez tenha contribuído de mais formas até do que ele mesmo imagina para o estilo do Chef Viko Tangoda pensar e exercitar a gastronomia. Com avós de origem japonesa e espanhola – duas grandes tradições, de resto, na cultura culinária do mundo -, Viko Tangoda soube como ninguém concentrar no seu talento um leque de influências que se transformaram, com muita consistência, numa das principais forças de seu estilo. Há quase 20 anos dirigindo o buffet ao qual emprestou seu nome – a Viko Gastronomia -, Viko Tangoda tem plena consciência do peso de sua assinatura. E, talvez por isso, prepara banquetes para coquetéis, eventos, festas de casamento ou aniversário como se estivesse preparando receitas individuais, prato a prato, sabor a sabor. O resultado é unânime: todos têm a impressão de que a Viko Gastronomia, mais que banquetes ou festas, faz mágica. Afinal, a ocasião pode ser um banquete – mas o chef Viko Tangoda parece sempre saber que cada pessoa quer ser servida como se fosse única.

 

Chef Ana Tomazoni - 1º Episódio

 

A Chef Ana Tomazoni tem feito da gastronomia sua grande paixão no campo profissional e sua maior inspiração no campo da educação. Não é para menos: a Dra. Ana Maria Ruiz Tomazoni desenvolveu três cozinhas escolas que vem treinando e formando apaixonados por culinária há mais de três décadas em cursos antes de tudo práticos – e por isso tão disputados. Sua empresa não foi batizada de Sabor & Saber Gastronomia por mero capricho ou por alguma afeição literária pelo trocadilho: Ana Tomazoni é uma chef que acredita firmemente que a gastronomia é uma arte que deve ser ensinada ao maior número de pessoas para transformar capacitação profissional num imenso laboratório de novos talentos. Consultora, autora de livros, estudiosa e integrante ativa do movimento do Slow Food Brasil, Ana Tomazoni já comentou que acredita ser possível “usar os sentidos para ensinar a boa alimentação”. Com suas receitas, sua consultoria ou suas lições, é o que tem feito. E com a maestria de sempre.

Chef Paulo Machado - 1º Episódio

 

No setor da gastronomia, Paulo Machado é sempre uma referência inevitável quando se trata de culinária regional. Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ele já trabalhou em restaurantes nacionais e internacionais de destaque e chegou a desenvolver um projeto de estudos científicos sobre o Pantanal que hoje faz parte do acervo da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. Além disso, é ainda professor de gastronomia em várias universidades nacionais e internacionais e responsável pelo Instituto Paulo Machado. Por isso, bem mais que um chef, Paulo Machado é um exemplo. E, ainda mais que um exemplo, é uma inspiração. Quando foi estudar cozinha francesa no Instituto Paul Bocuse, Paulo Machado disse que se sentiu “com medo, mas curioso e feliz”. O medo passou rápido – mas a curiosidade e a felicidade se mantiveram não só na França, mas em tudo que, no mundo da gastronomia, Paulo Machado prepara, cria, pensa e ensina.

Acesse nossas

Redes Sociais:

  • Facebook Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Pinterest ícone social